CONFERÊNCIA
História, memórias e relações de gênero: tornar-se feminista em tempos autoritários.
23 de Outubro * 16 horas
JOANA MARIA PEDRO
Conferencista
Joana Maria Pedro é doutora em História Social (USP-1992), professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, pós-doutorado na França, na Université d'Avignon, entre 2001 e 2002, e também nos Estados Unidos, na Brown University entre 2016 e 2017. Foi Presidenta da ANPUH – Associação Nacional de História na gestão 2017-2019, hoje está aposentada e trabalhando com professora voluntária nos programas de Pós-Graduação em História e no Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. É pesquisadora do LEGH – Laboratório de Estudos de Gênero e História http://www.legh.cfh.ufsc.br/
Suas principais publicações:
PEDRO, Joana Maria e WOLFF, Cristina Scheibe. Gênero, Feminismos e Ditaduras no Cone Sul. Florianópolis: Editora Mulheres, 2010.
PEDRO, Joana Maria, WOLFF, Cristina Scheibe, VEIGA, Ana Maria. Resistências, gênero e feminismos contra as ditaduras no Cone Sul. Florianópolis : Editora Mulheres, 2011.
PINSKY, Carla Bassanezi e PEDRO, Joana Maria (organização). Nova História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012.
PEDRO, Joana Maria e ZANDONÁ, Jair (org). Feminismos & Democracia. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019.
ANA RITA FONTELES DUARTE
Mediadora
Professora Associada I do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ministra disciplinas nas áreas de Teoria da História e Prática de Ensino na graduação. Integra as linhas Cultura e Poder e Memória e Temporalidades no Programa de Pós-Graduação em História da UFC. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em História da UFC. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em História -Profhistoria (UFC. ). É doutora em História Cultural pela UFSC e mestra em História Social pela UFC, possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de História e gênero, história das mulheres, gênero e ditadura no Brasil. Coordena o Grupo de Pesquisas e Estudos em História e Gênero (GEPEHG), na UFC.