MESAS
Corpos femininos, entre discursos e práticas, em tempos de autoritarismo
22 de Outubro * 10 horas
SORAIA CAROLINA MELO
Debatedora
Soraia Carolina de Mello é professora do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 2005 pesquisa temáticas ligadas à História dos Feminismos com enfoque especial nos debates sobre trabalho doméstico. Integrante do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) e do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) na UFSC, é também editora de artigos da Revista Estudos Feministas
VALDERIZA ALMEIDA MENEZES
Debatedora
Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2020). Mestre em História pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2012). Graduada em História pela mesma Universidade (2008). Foi professora na rede pública estadual e municipal no Ceará. Tem interesse em História do Brasil República, História, Arquivos, Memória e Gênero, História das mulheres, das práticas contraceptivas, dos direitos reprodutivos e da prostituição. Participa do Grupo de Pesquisa e Estudos em História e Gênero (GPEHG-UFC) e do Laboratório de Estudos de Gênero (LEGH-UFSC), ambos vinculados ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
CYNTHIA CORVELLO
Mediadora
Historiadora. Mestranda em História Social pela Universidade Federal do Ceará com a pesquisa "VIVER ALÉM DA MARGEM: RELAÇÕES DE PODER ENTRE MULHERES CRIMINALIZADAS E O “ESPÍRITO CORRETO DE OBEDIÊNCIA” (CEARÁ 1974 - 1984). Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudo de História e Gênero do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará.
Sexualidades dissidentes e corpo fora de ordem: experiências em períodos autoritários
23 de Outubro * 10 horas
KYARA MARIA DE ALMEIDA VIEIRA
Debatedora
Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (Universidade Federal Rural do Semi-Arido - UFERSA/ Mossoró-RN). Atua na formação de professoras e professores do campo, em movimentos sociais rurais e urbanos. Pesquisa Gêneros, Sexualidades, Ensino, Populações do campo.
ELIAS VERAS
Mediador
Professor do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde também coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade (GEPHGS/CNPq). Em 2017, publicou o livro Travestis: carne, tinta e papel (Ed. Prismas), relançado em 2019, pela Appris. Por essa última editora editora, lançou em 2020, "Corpos em aliança: diálogos interdisciplinares sobre gênero, raça e sexualidade", coletânea organizada com Ana Claudia Aymoré Martins.